Please reload

Posts Recentes

E aí vamos nós mochilar... Mochileiro de primeira viagem!

1 Apr 2017

Quando eu e meus amigos resolvemos nos aventurar com uma mochila nas costas pela primeira vez surgiram várias dúvidas .... Por onde começo? O que eu levo? O que preciso comprar para fazer mochilão? E tenho certeza que se você é um mochileiro de primeira viagem vai se identificar com isso!
Então vamos lá...

 


Quais documentos devo providenciar antes de mochilar?
Para começar, você precisa definir para onde vai, a partir daí você precisa providenciar seu passaporte com pelo menos 1 mês de antecedência da viagem (atente-se ao validade deste, pois há paises que exigem passaporte com validade minima de 6 meses), se informar se o país que você vai exige visto para entrada (procure aqui)  e quais os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo, ou ainda se é recomendado ou obrigatório alguma vacina específica com certificado de vacinação internacional, como por exemplo a de febre amarela; Lembrando que a vacinação deverá ser feita no mínimo com 10 dias de antecedência da entrada no país. Para tirar todas suas dúvidas sobre esse assunto, se você terá que tomar, onde tomar, tudo certinho... passo-a-passo você encontra aqui.
DICA: É importante levar sempre uma cópia autenticada de cada documento para caso de perda ou roubo, deixe também um pen drive com as cópias.


Qual mochila devo comprar?
O primeiro item que qualquer mochileiro irá precisar é, sem dúvidas, o mochilão! Procure uma mochila proporcional ao seu tamanho... Eu, sem experiência, acabei comprando uma máster mochila, mas sou uma mini pessoa e não foi fácil me equilibrar para andar com aquilo nas costas rsrsrs
O tamanho do mochilão é medido pela capacidade de litros, sendo o ideal para mulheres, um mochilão de aproximadamente 65 litros e para homens, aproximadamente 80 litros.
Uma dica importante é que, se você encontrar, tem umas mochilas com zíper que abre quase 100% da bolsa, ou que tem dois zíperes que abrem a bolsa tanto por cima quanto por baixo; Isso é muito bom pois facilita na hora de pegar aquela roupa que ficou no fundo da bolsa e assim você não tem que tirar e arrumar tudo novamente a cada vez que for trocar de roupa.
Outra dica: para lugares com neve ou muita chuva o ideal é uma mochila impermeável ou uma capa para sua mochila, que pode ser comprada em lojas de artigos esportivos.
Há mochilas de todos os tipos e valores, escolha aquele ideal para seu tamanho, que se adeque com suas necessidades na viagem e com o valor que caiba no seu bolso.


O que levo na mochila?
Bom, você já definiu para onde vai? Agora veja o que quer conhecer, quais passeios quer fazer , pesquise como vai estar o clima no lugar e nos passeios; Isso irá te direcionar para qual tipo de roupa você terá que levar, de frio ou calor, se precisará descer do maleiro os casacos pesados, luvas e cachecóis ou não Rsrs...
Agora vai uma observação para as pessoas exageradas, como eu, que “só levam o necessário” e acabam não usando boa parte da coisas Rsrs: Se sua aventura for durar muitos dias, infelizmente, a quantidade de roupas não será proporcional, já que em uma mochila nas costas cabe um mundo de histórias e experiências, mas não de roupas! Por isso, ao planejar seu roteiro verifique em quais cidades e hospedagem terá uma lavanderia para você repor suas roupas limpinhas. Já se for uma aventura em menos dias (porém não menos divertida), essa não será uma preocupação para você.  Aos exagerados de plantão, não lotem a mala pois sempre tem algo que queremos trazer no meio da viagem e aí você não terá onde colocar!!
Em primeiro lugar vamos às roupas coringas: camisetas manga curta e longa, regatas, calça legging ou tactel, roupas de banho ( até mesmo em lugares frios podem surgir umas águas termais), pijama, roupas íntimas, meias, calça jeans, calça moletom, casaco, shorts, tênis e chinelo.
Leve sacos plásticos para colocar roupas sujas e/ou molhadas para não contaminar o restante da mala rsrs
Evite levar roupas que tem combinações restritas, como “aquela blusa que só combina com aquela calça”, leve uma roupa mais arrumadinha para sair... Uma, somente uma, não várias!! Meninas, tente evitar levar secador e chapinha, ocupa um volumão na mala. Outra tentação para a mulherada são os saltos altos... Aviso: você vai acabar não usando, normalmente se anda muito nesse tipo de viagem e tudo que seus pés vão pedir são sapatos baixos!
Como um apoio, além do mochilão, levo uma mochila casual para usar no dia-a-dia e em passeios durante a viagem (confesso que acabei voltando com ela cheia rsrs). Um item bem útil que também garante sua segurança, são as doleiras, que são como pochetes que guardamos por dentro da roupa, ideal para colocar dinheiro e documentos!
Se tem algo que levo para qualquer é viagem, é o meu “Kit de sobrevivência”, que você verá aqui em um dos posts anteriores, nele tem itens importantíssimos como toalha, protetor solar, hidratante, itens de higiene pessoal, comidinhas e uma farmacinha... Claro que ninguém quer ficar doente na viagem , mas é sempre bom se prevenir.

Além disso, aquelas botinhas antiderrapantes e a prova d’água encontradas em lojas de artigos esportivos são bem úteis, com a minha passei por chuva, neve, terra e ela aguentou firme! Outro acessório muito importante é um saco de dormir ou um cobertor compacto, eu já tinha gasto com a mochila, botinha e tudo mais, então acabei optando por pegar um cobertor de solteiro bem compacto que tinha em casa, enrolei bastante e coloquei dentro de um saco plástico e depois em um saco de pano daqueles que vem com sapato novo, sabe? uma gambiarra que deu super certo, mas ainda assim, o mais indicado seria um saco de dormir, principalmente para pessoas grandes em que um cobertor compacto irá cobrir somente o dedão do pé rsrsrs
No caso de clima frio e neve para o destino, é indicado o uso de gorros e luvas além das meias e roupas térmicas, que normalmente encontramos em lojas de artigos esportivos como Decathlon, no começo me senti um robozinho com aquelas roupas agarradas, mas salvam a vida... Aliás, dividindo uma experiência com vocês: Juro que senti muuuuuito mais frio de noite no deserto do que na neve, fica a dica!!
Uma capa de chuva e uma blusa raincut (impermeáveis) são sempre bem vindas!
E Para garantir passeios sem preocupação com sua bagagem quando deixada no hostel ou hotel, leve um cadeado. Eu, com meu exagero, levei 2, colocava um no zíper da mochila e outro no armário do hostel, mas eu indico esse exagero para você também!!
Óculos escuros e de grau, para quem necessita, são indispensáveis! Relógio e despertador foram coisas que levei e já estava desacostumada a usar desde que o celular entrou na minha vida, como nem sempre se tem uma tomada para carregar o celular, então recorremos a esses utensílios. Um adaptador de tomada é fundamental já que cada lugar do mundo tem um tipo de tomada, certifique-se qual é o tipo usado no país que você irá visitar, mas para não haver confusão, existe um adaptador universal que vende normalmente em lojas de materiais elétricos!
Máquina fotográfica, seja qual for a sua, esse é o item número 1 da minha lista ... Registre tudo, você não vai se arrepender!! Como nem sempre se tem energia para carregar, leve bateria ou pilha extra para garantir que vai registrar TODOS os momentos!!
Se sua viagem for mais aventureira, é indicado levar barraca!

Agora mãos a obra!! E aí vamos nós mochilar...

 

Please reload

Please reload

Posts Relacionados