Please reload

Posts Recentes

Acampando pela primeira vez... o que levar?

8 Jul 2017

Como contei no post anterior, após descobrir que tinha uma barraca em casa que tinha sido comprada em 1900 e bolinhas - de quando eu ainda era criança e meus pais resolveram se aventurar no gramado de um rancho na beira do rio rsrsrs - fiquei MEGA empolgada com a ideia de acampar e a partir daí fiquei enchendo o Matheus até montarmos a barraca pra ver se ela estava em boas condições e para nossa surpresa: Estava perfeita!!! Aí não sosseguei até que marcamos para ir a Socorro, no interior de São Paulo. Fomos aventureiros de primeira viagem, e fizemos a escolha ideal para isso, veja nosso camping e um pouco de nossa experiência aqui.  Bom, nunca havíamos acampado apesar de já ter essa vontade há muito tempo... Pensava que iria ter que comprar muitas coisas para "sobreviver no camping" rsrs mas a estrutura do local foi show e ainda descobri que tínhamos várias coisas necessárias para acampar, aliás, muito mais do que eu imaginava...

Então se você não faz o tipo aventureiro, mas adora ter novas experiências e acampar é uma delas, fique de olho nas dicas que virão a seguir:

 

As nossas dúvidas foram:


Onde acampar?
Bom, para quem não tem muita ou nenhuma experiência no assunto, é indicado sempre procurar um camping que ofereça boa estrutura, banheiros com água quente, energia elétrica, local para fazer as refeições; Foi o que nos salvou escolhendo o Parque Vale das Pedras, em Socorro, caso contrário, se não tivesse toda essa estrutura duvido que teríamos curtido tanto... Não saberíamos nem o que fazer rsrs
Então a dica é: Escolha um local bem estruturado, porque simplesmente se enfiar no meio do mato não será um bom começo para quem nunca fez isso rsrs

 

O que preciso levar para acampar?
No nosso caso, não fizemos nenhuma trilha para chegar até o camping, o estacionamento era ao lado de onde armamos a barraca, então não precisamos economizar espaço levando tudo em um mochilão por exemplo, nem levando comidas prontas/pré-cozidas. Levamos bebidas em um cooler com bolsas de gelo, nosso fogãozinho portátil com um gás pequeno, foi ótimo, tínhamos leitinho quente de manhã e antes de dormir, cozinhamos macarrão no jantar. No camping Parque Vale das Pedras eles servem todas as refeições no restaurante "Rancho de Pedra", mas cozinhamos porque queríamos viver essa experiência por completo  rsrs. 

Como não queríamos gastar comprando sacos de dormir então levamos colchões dobráveis, para quem também optar por levar colchões, é necessário levar travesseiroscobertas e a barraca, claro.
(ah, e se você não tem barraca, mas tem vontade de acampar, o Parque Vale das Pedras aluga o kit completo para acampamento!!!!)

Itens importantes além do óbvio:
- Lanterna (usamos a do celular mesmo!)
- Extensão para trazer uma fonte de energia até sua barraca, mesmo tendo energia na sua barraca, um carregador portátil é muito útil, pois não é em todo camping que é possível trazer a energia para a barraca.

- Repelente
- Protetor solar
- Saco de dormir ou cobertas, pois normalmente durante a noite em locais descampados faz frio (MUITO frio, ainda mais no inverno!)

- Prendedor e uma cordinha para improvisar um varal são ótimos para secar as toalhas e roupas de cachoeira/praia/rio.
- Itens de higiene pessoal: Shampoo, condicionador, sabonete, além de toalhas, papel higiênico.
-Quanto aos alimentos, dê sempre preferência a alimentos que não estragam tão rápido e que podem ser conservados em temperatura ambiente, as melhores opções que encontramos foram: macarrão, arroz, purê de batata instantâneo, molho vermelho ou outro pronto, atum enlatado, bolachas e biscoitos, salgadinhos, leite condensado, leite em pó, café solúvel, achocolatado, pães ou torradas (pão francês pode ficar murcho ou duro, então é preferível o pão de forma ou caseiro), geléia de frutas, polenguinho, ketchup, mostarda, embutidos como salame, frutas secas, castanhas e amendoins, farofa pronta, alimentos semi prontos como cup noodles ou sopão (que bastam ser adicionados água para consumir) e se não for esmagar no meio da sua bagagem, vale levar frutas também, lembrando que se ficar muitos dias podem apodrecer.

 

- Água potável é indispensável!
- Tapete para colocar na entrada da barraca (Não levamos, mas fez falta, primeiro porque com o sereno a noite a grama fica molhada então seria bom para secar os pés, além disso evita que entre sujeira na barraca!)

 

Bom, malas prontas e carro carregado, depois disso é só curtir!

Ah e uma dica, normalmente campings são mais afastados das cidades, o que permite enxergar melhor a beleza do céu, ainda mais em dias sem nuvens.... Enjoy it! 

 

Please reload

Please reload

Posts Relacionados