Please reload

Posts Recentes

Piracicaba, a cidade do interior de São Paulo que nos conquistou!

8 Aug 2017

Piracicaba é aquela cidade interiorana que mostra isso no sotaque nos moradores, mostra que é do interiorrrrrrr mesmo rsrs. Mesmo quem nunca veio para essa cidade talvez já tenha ouvido falar da famosa "Pamonha, pamonha de Pirrrracicaba" rsrs, a famosa Pamonha você encontra facilmente na Rua do Porto, a qual vamos falar sobre mais abaixo... Bom, mas vim contar aqui tudo o que essa cidade tem de mais lindo, que me conquistou desde que nasci.
Afinal, sou Piracicabana! Sim, nasci lá... mas na verdade meu primeiro contato apaixonante com a cidade veio, por pura coincidência, pelo fato de eu ter morado lá por 4 anos durante a época de faculdade (para quem não sabe, eu e o Matheus já moramos em "Pira" - para os mais íntimos rsrs - de 2011 a 2014, anos em que estudamos odontologia na UNICAMP, cujo campos fica lá!)
Por sinal, é uma cidade com grande número da população de estudantes já que conta com mais de 8 faculdades, sendo 2 delas públicas: a UNICAMP, com o campus da Odontologia e a USP - ESALQ.
Falando dos atrativos dessa cidade, a universidade ESALQ-USP, tem um ambiente maravilhoso, cheio de jardins e gramados lindos, sem contar os prédios da faculdade que possuem uma bela arquitetura, o prédio central, por exemplo, com estilo neoclássico foi projetado pelo arquiteto inglês Alfred Brandford Hutchings, já o projeto de paisagismo do parque foi idealizado em meados 1900 pelo arquiteto-paisagista belga, Arsenio Puttemans, o qual também foi autor dos projetos paisagísticos de lugares importantes como o Museu do Ipiranga e Praça da República, em São Paulo.

 

Hoje, tombado como Patrimônio Histórico, o Parque da ESALQ atrai pessoas de todos os tipos, sozinhas ou em família, com amigos, principalmente aos finais de semana, para fazerem picnic, soltar pipa, caminharem, fazem roda de violão e ensaios fotográficos de noivas e debutantes; de nós não poderíamos deixar de registrar também rsrs. Bom, um lugar delicioso que vale a pena a visita!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não poderíamos deixar de lado o atrativo mais conhecido da cidade e famoso até musicalmente: "O Riiiiio de Piracicaba..." rsrs ; Já pegamos fases dele transbordando e alagando as ruas ao redor, e seco a ponto de morrerem centenas de peixes... mas seja como for, ele é lindo, além de ser um dos mais importantes rios paulistas, no qual a cidade cresceu a suas margens; por isso muitos outros atrativos ficam ao redor dele como o Engenho Central, local cheio de história, tombado pelo patrimônio histórico construído com o objetivo de substituir o trabalho escravo pelo assalariado e pela mecanização; Eu, que adoro esse cenários antigos, afirmo que o lugar é lindo e, claro, rendeu vários clicks rsrsrs.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem o acessa pela Avenida Beira Rio tem o privilégio de atravessar a Ponte Pênsil, que é linda ( e na época de Natal fica toda iluminada a noite, mais linda ainda!!).

 

 Nessa ponte é possível observar toda a correnteza do rio, a cachoeira Véu da Noiva, que as vezes se mostra "tímida" devido ao pequeno fluxo de água (no dia que fomos, estava tão "tímida" que se escondeu rsrsrs, nem dava para ver a queda d'água) e os prédios antigos do Engenho. Falando nisso, um dos prédios do local foi reformado e transformado em um teatro, o Teatro Municipal do Engenho - Teatro Erotides de Campos-, com toques modernos em meio a muita história, e tem sempre em cartaz peças bem bacanas, que você pode conferir aqui

 

 

O Engenho recebe também anualmente festas da cidade, como por exemplo a tradicional Festa das Nações, com barracas típicas de diversos lugares do mundo, demonstrando toda a cultura de cada povo, desde as vestimentas, danças e a gastronomia!!Um pouco mais à frente da Ponte Pênsil está a Ponte Estaiada, em frente a alguns barzinho e paredes grafitadas, Como você pode ver no

mapa, seguindo mais um pouco a frente, chegamos na Rua do Porto, que fica às margens do Rio, famosa pelos deliciosos restaurantes, com peixe na brasa, cuscuz, pirão....Hmmmm!

 

 

 

 

Além disso, ao lado da Rua do Porto fica o "Parque da Rua do Porto", local delicioso para uma caminhada! 

Ainda ao redor do Rio de Piracicaba, tem alguns pontos de onde temos vistas privilegiadas dessas águas, o ponto com vista mais alta é o Elevador Turístico, localizado sobre a ponte na Avenida Armando Sales, aberto aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h e tem entrada gratuita!

 

Bem próximo ao elevador, temos o Mirante, com vista para o Rio e para a Ponte Pênsil; Junto ao Mirante tem o aquário, que infelizmente não visitamos no domingo e ás segundas-feiras é fechado, então para quem tem interesse em visitar, fica aberto de terça a domingo das 09h às 18h.
Muitos não sabem, mas a cidade de Piracicaba teve uma predominante imigração italiana, embora existissem também relevantes representações de alemães, suíços, árabes, espanhóis, portugueses, japoneses entre outros, assim formou-se uma Colônia Tirolesa em Piracicaba, nos bairros de Santana e Santa Olímpia, os imigrantes tiroleses  formam uma mistura de descendência austríaca, italiana e suíça. Assim nota-se grande predominância católica nesses bairros e os moradores seguem as tradições, mantendo as populares festas: “Festa della Polenta”, Festa do vinho, “Festa della Cucagna”, Festa da Imigração, todas ocorrem anualmente e datas específicas! Mantém também a tradição das danças típicas folclóricas e também um coral, um dos poucos em estilo folclórico do Brasil, com canções trentinas, austríacas e italianas além daquelas do tempo da imigração europeia, quando se cantava a partida, a nova vida, as dificuldades e as alegrias dos imigrantes que vieram “fazer a América”. Ao visitarmos o local, vimos crianças cantando a tradicional música “La bella polenta”. É como viver num pedacinho da Europa, aqui no Brasil!

 

A pracinha central do bairro Santa Olímpia é uma gracinha, toda florida, com uma igreja tradicional de pedra e uma Fonte de água potável, a Fonte Cróz.

 

 

 

 

 

O que nos tirou no conforto de nosso sofá foi o conforto de Skechers, ao percebermos o quão confortáveis são queríamos só passear para usá-los! Fizemos esses passeios em dois dias, o que mais amamos é que além do conforto, são tênis lindos e cheios de estilo. E ao chegarmos em casa, nem sentimos aquela necessidade de tirar os calçados... Nada de pés cansados! 

 

Ah, e aqui vão umas dicas extra de restaurantes em Piracicaba que vamos quase todo mês, e alguns, quase toda semana rsrs:

- School Burguer: Uma lanchonete dentro de um ônibus escolar com hambúrgueres muito bons.
Avenida Independência, 2603.

 

- Monte Sul: Restaurante self service, a vontade ou por kilo, com variedades que vão de churrasco a comida japonesa!
Rua Santo Antônio, 710

 

 

- Assagio: Bistrô, Café e padaria, serve de tudo um pouco, salgados, lanches, alguns pratos, doces, bolos... Tudo muito bom! minha paixão: O Bolo dos Deuses!! Veja o cardápio aqui.
Tem várias unidades em Piracicaba:

Unidade Centro: Rua Boa Morte, 2129

Unidade Shopping Piracicaba: Av. Limeira, 722 
Unidade Centenário (Funcionamento 24 horas): Av Centenário, 1174
Da última vez que fomos não resisti a coxinha de frango com catupiry...

 

 

 

 

Please reload

Please reload

Posts Relacionados