Please reload

Posts Recentes

A gastronomia Maranhense... Os restaurantes que fomos e aprovamos!

27 Jun 2017

A culinária maranhense é muito rica, cheia de variedades em temperos e sabores...
O prato típico que ouvimos como "o mais famoso do Maranhão"  foi o arroz-de-cuxá, preparado com a folha da vinagreira, também conhecida como azedinha, caruru-azedo, entre tantos outros nomes. Acabamos nos deliciando nessa iguaria em Raposa, no Restaurante da Tia Mundoca, que fica na continuação da Avenida Principal, bem na beira mar. comemos até "lamber os beiços" rsrsrs.. Veja mais sobre esse restaurante, o cardápio e a comida deliciosa aqui no post sobre Raposa- MA.

 

Lá aproveitamos para pegar um folder sobre os restaurantes da região com os pratos típicos e achei legal para mostrar pra vocês! Na época estava tendo um festival gastronômico em toda a região, mas ainda assim é bacana pois tem dicas de restaurantes em cada cidade da região...

 Em São Luís, apesar de ter ficado poucos dias e consequentemente ter ido em poucos lugares, fomos em dois restaurantes que não serviam pratos típicos mas que eram muito bons!
Somos mega fãs de comida japonesa, se você também é, vá ao Restaurante Sushibar que fica na Rua dos Guarás, número 5, na Ponta do Farol, essa rua é paralela a Avenida Holandeses, avenida que parte da Lagoa da Jansen e vai até Calhau. Esse restaurante é por quilo com MUITA variedade de sushis, que são feitos na sua frente e repostos a cada minuto, é de comer com os olhos... sashimis podem ser pedidos a parte...Gostamos muito e até voltamos mais de um dia! O valor do quilo atualmente (junho/2017) é R$84,90, além disso servem também pratos a la carte, carnes na chapa, é bem variado! Além do ambiente ser bem gostoso, tem área interna e externa, bem descontraído.

Para terem uma noção das variedades do buffet de comida oriental peguei essas fotos do google, postadas pelo próprio restaurante...

 Outro restaurante que gostamos muito foi o  Ferreiro Grill que fica na Rua Independência, número 10, na Ponta do farol, bem na esquina com a Rua dos Gaviões, que circunda a Lagoa de Jansen. Lá comemos uma paleta de cordeiro magnífica, derretia na boca e era super saborosa, acompanhada com arroz com brócolis e pedimos para substituir as batatas fritas por purê de batatas porque somos fitness (só que não rsrs)! Ainda hoje, quando me lembro, me dá água na boca!! 

O cardápio é bem variados e eles servem espetos variados que podem ser um aperitivo... É um restaurante bem bacana, com preço justo pela qualidade da comida, mas não é baratinho.

 

 Não tivemos tempo suficiente para conhecer Alcântara que fica bem pertinho de São Luis, mas para quem for, aproveite para provar o "Doce de espécie" uma iguaria típica de lá, feita a base de coco. Também pode ser encontrado em São Luis e nas cidades da região, mas é tradicional de Alcântara.( Fonte da foto: Google.)

 

Para quem, assim como nós, adora conhecer a culinária local com as comidas típicas dos lugares que visita, além do doce de espécie e do arroz-de-cuxá que já citei anteriormente, aproveite para se deliciar também no arroz de toucinho, arroz maria isabel ( feito com carne de sol), bolo de macaxeira com fruta-pão, além das frutas encontradas na região, como cupuaçu, bacuri, graviola, buriti, cajá, ingá, murici, juçara, genipapo, sapoti, provamos o suco de bacuri, mas não agradou nosso paladar rsrs...
Aproveite para desfrutar de peixes e frutos do mar frescos...

 

Ahhh, e tem uma dica fresquinha que um leitor nos deu, o restaurante "O Capote" em Raposa- MA, o leitor nos disse que é uma ótima pedida para os amantes de peixe, tem o melhor peixe assado da região!! Obrigada Giovany pela dica... nós e nossos leitores agradecemos!!!
 

- Para reservar sua hospedagem pelo Booking.com, com muitas opções e um preço bem bacana, clique aqui!

 

 

Veja também:

Raposa e a Praia de Carimã... as Fronhas Maranhenses!

São Luis...seus cantos e encantos!

 

Please reload

Please reload

Posts Relacionados